FATORES QUE INFLUENCIAM NA EVASÃO DOS ALUNOS EM UM CURSO LIVRE

Autores

  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco UFSC
  • Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta
  • Patrícia de Sá Freire
  • Marina Keiko Nakayama UFSC
  • Fernando José Spanhol UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13937

Palavras-chave:

educação a distância. evasão. curso livre

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar quais são os principais fatores que influenciam
na evasão dos estudantes dos cursos livres do CENED. Quanto a metodologia,
caracteriza-se esta pesquisa como: descritiva, ex-post-facto, aplicada, estudo de caso e
quantitativa. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionários com 36
alunos (20 concluintes e 16 evadidos). Identificou-se que entre os alunos que
concluíram, acesso a computador e ou internet para estudo e a qualidade do curso a
distância foram os fatores que mais contribuíram. O item que menos importa para este
grupo é a Influência familiar. Já para os alunos que evadiram, destacam-se os encontros
presenciais e o apoio da empresa que trabalha para fazer este curso. Também a
influência familiar foi o menos votado. Comparativamente, percebe-se que para os dois
grupos o tempo para estudar, a carga horária semanal de trabalho fora do curso, a
situação econômica financeira, a adequação do conteúdo com o trabalho, a associação
entre teoria e prática e o material didático oferecido são fatores importantes para se
manterem no curso. Entretanto, há divergências em muitos fatores, o que representa que
essa modalidade de ensino e esse modelo de curso não são adequados para qualquer
pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

PACHECO, A. S. V.; TOSTA, K. C. B. T.; FREIRE, P. de S.; NAKAYAMA, M. K.; SPANHOL, F. J. FATORES QUE INFLUENCIAM NA EVASÃO DOS ALUNOS EM UM CURSO LIVRE. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13937. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13937. Acesso em: 5 dez. 2022.