Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD

Autores

  • Mary Lúcia Pedroso Konrath
  • Liane Margarida R. Tarouco UFGRS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13912

Palavras-chave:

EaD, aluno, tutor e professor virtual, competências

Resumo

O espaço de sala de aula da educação a distância (EaD) e os papéis assumidos no grupo são diferentes das aulas presenciais e exigem habilidades e competências apropriadas. As diferenças estão ligadas ao uso das novas tecnologias, as quais dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem, assim como proporcionam uma nova interação em termos de tempo e espaço com relação ao objeto de estudo/conhecimento. A complexidade dos processos envolvidos em uma concepção teórica, pautada na mediação pedagógica nos fez levantar e propor com base em nossas experiências como pesquisadores desta modalidade, competências mínimas necessárias para o papel de aluno, tutor e professor virtual. A base conceitual que compõe a presente pesquisa foi realizada envolvendo os conceitos de mediação pedagógica, competências e EaD. A partir dos estudos realizados e das experiências teórico-práticas como
pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, organizou-se como resultado desta pesquisa, um mapa composto pelas competências mínimas necessárias para cada um destes papéis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Alejandra Behar, UFRGS

Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, da Pós- Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS) e da Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/FACED/UFRGS).

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13912. Acesso em: 18 mar. 2024.