Utilizando simulação computacional como estratégia de ensino: estudo de caso

Autores

  • João Artur de Souza UFSC
  • Gertrudes Aparecida Dandolini UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13909

Resumo

Este artigo descreve uma estratégia de ensino aprendizagem utilizando simulação computacional. A proposta é a utilização de software de matemática (como SCILAB ou MATLAB®) para realizar simulações de problemas de Engenharia. Neste
artigo, os alunos optaram por estudar o problema da  ualidade na produção de cerâmica vermelha. Para isso, foram orientados a estudarem a teoria dos conjuntos difusos, sistemas especialistas e lógica de programação a fim de desenvolverem simulações através do software. Os primeiros resultados evidenciam que a estratégia pode de fato proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

SOUZA, J. A. de; DANDOLINI, G. A. Utilizando simulação computacional como estratégia de ensino: estudo de caso. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13909. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13909. Acesso em: 9 dez. 2022.