Implementando o Agente de Base de Domínio do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math

Autores

  • Gabriel Mello
  • Talvany Carlotto
  • Geiseane Rubi
  • Henrique Seffrin
  • Patrícia Augustin Jaques UFRGS, UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13906

Palavras-chave:

sistema tutor inteligente, sistema multiagente, agentes pedagógicos, aprendizagem de matemática

Resumo

A matemática é considerada uma área complexa por muitos alunos, que em geral consideram seus conteúdos muito abstratos, não compreendendo sua aplicação ou não conseguindo relacioná-los com seu dia-a-dia. Mesmo
assim, poucos são os ambientes de aprendizagem capaz de auxiliá-los. Faz-se necessário um sistema que leve em consideração as emoções do educando, visto que grande parte das dificuldades enfrentadas por estes se deve a bloqueios afetivos, e que também seja apto a identificar seus equívocos e que possa ser acessado de qualquer lugar. Dentro deste enfoque, este artigo trata do projeto e implementação de um sistema tutor inteligente com uma arquitetura multiagente voltado ao ensino de equações algébricas de 1º e 2º
grau. Mais especificamente, o presente trabalho foca no Agente de Base de Domínio, responsável pelo armazenamento e manipulação do conteúdo de matemática do tutor. Isto resulta em um modelo de representação do conhecimento, capaz de oferecer um serviço transparente aos módulos que o
requerem, inserido em uma arquitetura composta por módulos independentes
e colaborativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

MELLO, G.; CARLOTTO, T.; RUBI, G.; SEFFRIN, H.; JAQUES, P. A. Implementando o Agente de Base de Domínio do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13906. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13906. Acesso em: 27 nov. 2022.