AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS E ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR

Autores

  • Denise Borges Sias
  • Rejane Maria Ribeiro Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13889

Palavras-chave:

aquisição automática de dados, animações em Flash MX, transmissão do calor, teorias da aprendizagem significativa e da interação social

Resumo

Neste trabalho apresentamos atividades que envolvem o uso de novas tecnologias no
ensino de Física Térmica. Através de um relato de experiência mostramos a aplicação
de uma atividade experimental sobre reflexão e absorção da luz utilizando um sistema
de aquisição automática de dados, denominado CBL (do inglês, Calculator Based
Laboratory). Assim como, de um hipertexto sobre transmissão do calor contendo
animações e teste interativo desenvolvidos em Flash MX. O material instrucional
desenvolvido foi aplicado a duas turmas de ensino médio do CEFET-RS, em aulas
regulares do primeiro trimestre letivo de 2005, constituindo parte de um trabalho mais
amplo elaborado para o ensino de Física Térmica dentro desta abordagem diferenciada

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

SIAS, D. B.; TEIXEIRA, R. M. R. AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS E ANIMAÇÕES NO ESTUDO DA TRANSMISSÃO DO CALOR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13889. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13889. Acesso em: 18 abr. 2024.