AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO EM EAD DAS PNEES COM LIMITAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO

Autores

  • Lizandra Brasil Estabel
  • Eliane Lourdes da Silva Moro
  • Lucila Maria Costi Santarosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13884

Palavras-chave:

Educação a distância, Informática na educação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, Mediação.

Resumo

Este artigo relata o estudo de caso realizado em uma experiência de EAD,
totalmente a distância, mediada por computador e o uso da ferramenta Bate-Papo no Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA) TelEduc durante a realização do PROINESP. O sujeito desse
estudo é uma Pessoa com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação
visual. Este estudo de caso abre possibilidades para além da inclusão, da autonomia das
PNEEs com limitação visual e espaço para o seu desenvolvimento, através do acesso à
informação e o uso dos signos e dos instrumentos de mediação.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

ESTABEL, L. B.; MORO, E. L. da S.; SANTAROSA, L. M. C. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E A FORMAÇÃO EM EAD DAS PNEES COM LIMITAÇÃO VISUAL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13884. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13884. Acesso em: 28 nov. 2022.