ANÁLISE PEDAGÓGICA DE PORTAIS EDUCACIONAIS CONFORME A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • Sergio da Costa Nunes
  • Renato Pires dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13875

Palavras-chave:

portais educacionais, subsunçores, aprendizagem significativa, mapas conceituais.

Resumo

As novas tecnologias computacionais, aliadas à disseminação das redes de
computadores, em especial a Internet, oferecem diversos meios para auxiliar no
processo de aprendizagem significativa, ou seja, podem tornar possível ao aluno
construir seu conhecimento através de ações ativas e investigativas. Este artigo
estabelece uma relação entre portais educacionais e a teoria da aprendizagem
significativa de David Ausubel, procurando fornecer uma base epistemológica para
análise pedagógica destes portais. Para tanto, utilizou-se mapas conceituais como
ferramenta de análise por atender aos principais pressupostos da teoria de Ausubel,
quais sejam os da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa. Espera-se
com isto contribuir com um método eficaz para avaliação de portais educacionais.

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Publicado

2006-07-17

Como Citar

NUNES, S. da C.; SANTOS, R. P. dos. ANÁLISE PEDAGÓGICA DE PORTAIS EDUCACIONAIS CONFORME A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13875. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13875. Acesso em: 29 jan. 2023.