Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes

Autores

  • Jorge Ferreira Franco
  • Sandra Regina Rodrigues da Cruz
  • Nilton Ferreira Franco
  • Roseli de Deus Lopes

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13870

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Cooperação, Internet, Letramento

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma arquitetura pedagógica e técnica utilizada por
educadores e educandos nos âmbitos da educação básica e superior para construção
colaborativa de conhecimento. A infra-estrutura envolve a convergência de teorias e
metodologias de ensino-aprendizagem, softwares de baixo custo, linguagens padrão da
Internet, tanto quanto os conceitos de empreendedorismo e cooperatividade sistêmica.
As conseqüências do uso desta convergência são: a melhoria da comunicação entre os
diversos agentes envolvidos nas ações de ensino-aprendizagem; o crescimento de suas
habilidades e competências de leitura e escrita tanto quanto apropriação dos conceitos
tecnológicos utilizados. Posteriormente, quando os agentes reutilizam e compartilham o
conhecimento desenvolvido de modo efetivo, eles contribuem para que outros
indivíduos também se apropriem do conhecimento, não só no ambiente escola, mas
também, em diversos espaços e tempos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-07-17

Como Citar

FRANCO, J. F.; CRUZ, S. R. R. da; FRANCO, N. F.; LOPES, R. de D. Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13870. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13870. Acesso em: 28 mar. 2024.