Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13870Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Cooperação, Internet, LetramentoResumo
Neste trabalho é apresentada uma arquitetura pedagógica e técnica utilizada poreducadores e educandos nos âmbitos da educação básica e superior para construção
colaborativa de conhecimento. A infra-estrutura envolve a convergência de teorias e
metodologias de ensino-aprendizagem, softwares de baixo custo, linguagens padrão da
Internet, tanto quanto os conceitos de empreendedorismo e cooperatividade sistêmica.
As conseqüências do uso desta convergência são: a melhoria da comunicação entre os
diversos agentes envolvidos nas ações de ensino-aprendizagem; o crescimento de suas
habilidades e competências de leitura e escrita tanto quanto apropriação dos conceitos
tecnológicos utilizados. Posteriormente, quando os agentes reutilizam e compartilham o
conhecimento desenvolvido de modo efetivo, eles contribuem para que outros
indivíduos também se apropriem do conhecimento, não só no ambiente escola, mas
também, em diversos espaços e tempos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-07-17
Como Citar
FRANCO, J. F.; CRUZ, S. R. R. da; FRANCO, N. F.; LOPES, R. de D. Apresentando uma Arquitetura Pedagógica e Técnica Usada em Sinergia com Recursos Multimídia na Construção Cooperativa de Saberes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.13870. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13870. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).