Proposta de Sistema Tutor Inteligente para Engenharia Geotécnica

Autores

  • Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho UFRGS
  • Nilo César Consoli UFRGS
  • Rosa Maria Vicari
  • Fernando Schnaid UFRGS
  • Ricardo Azambuja Silveira UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13846

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Sistemas Tutores, Ciências Cognitivas, Tecnologia Educacional, Objetos de Aprendizado

Resumo

Este artigo descreve o planejamento e produção de um conjunto de atividades relacionadas à estruturação do conhecimento envolvido no domínio da Geotecnia, área da Engenharia Civil. O projeto propõe uma ontologia para desenvolvimento de um modelo conceitual e uma base de conhecimento que serão utilizados em um Sistema Tutor Inteligente, uma sub-área da Inteligência Artificial.
Para a modelagem da base de conhecimento foi adotada a API Java Protégé-2000 desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos). Integrada à base de conhecimento tem-se um repositório de recursos educacionais descritos através de metadados do padrão Dublin Core. A arquitetura proposta para esta aplicação WEB é composta pela plataforma de comunicação de agentes FIPA-OS, pelo servidor de base de dados MySQL, pela plataforma J2SE e pelo container Jakarta Tomcat . Serão
apresentados neste artigo os resultados preliminares da arquitetura proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Informática na Educação (PGIE) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nilo César Consoli, UFRGS

Professor do Departamento de Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PhD. (Concordia University, Canadá, 1991). Pesquisador do CNPq. Consultor "AD HOC" do CNPq e FAPESP.

Rosa Maria Vicari

Professora adjunta do Departamento de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduação e pós-graduação (CPGCC) desde l987. Coordenadora do curso de Pós-graduação em Informática na Educação da UFRGS desde l997. Pós-doutorado na Universidade de Leeds, UK, 1997. Grupo CBLU - Computer Base Learning Unit.

Fernando Schnaid, UFRGS

Professor do Departamento de Engenharia Civil (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PhD.
(Oxford University, U.K., 1990). Pesquisador do CNPq; Coordenador do Laboratório de Ensaios Geotécnicos e
Geoambientais (LEGG); Professor visitante das Universidades de Oxford, U.K.; Newcastle, AUS; Universidade
Nacional del Nordeste, ARG, Universidad de la Republica, UR.

Ricardo Azambuja Silveira, UFPEL

Professor do Departamento de Matemática, Estatística e Computação da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciência da Computação- UFRGS.

Downloads

Publicado

2004-11-14

Como Citar

FILHO, R. C. M. F.; CONSOLI, N. C.; VICARI, R. M.; SCHNAID, F.; SILVEIRA, R. A. Proposta de Sistema Tutor Inteligente para Engenharia Geotécnica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13846. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13846. Acesso em: 28 mar. 2024.