DiLCoS, Sistema Colaborativo de Ensino a Distância, e Eduline, um ambiente virtual de aprendizagem: uma produção possível

Autores

  • Janete Sander Costa
  • Querte Mehlecke
  • Clovis Leopoldo Reichert
  • Liane Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13841

Palavras-chave:

Informática na Educação. Sistema/Ambiente/Curso de Educação a Distância. Equipe Multidisciplinar. Estratégias de ensino e avaliação. Competências na Aprendizagem. Relações Dialógicas.

Resumo

Este estudo visa apresentar o DiLCoS, sua composição e fonte inspiradora
para a criação do Eduline. Segundo uma concepção de sistema virtual de aprendizagem
comunitária, o Eduline tem sido desenvolvido por equipe multidisciplinar, considerando
necessidades e expectativas de seus usuários. Sua implementação é progressiva e seu
espaço à construção de conhecimento considera as estratégias educacionais e a
construção de competências específicas. A concepção multidisciplinar e comunitária do
DiLCoS inspirou os criadores do Eduline na FACCAT, de acordo com tendências
globais. O POPEs – curso de Português para Estrangeiros semi-presencial, oferecido à
comunidade estrangeira de Taquara –RS e região, foi desenvolvido no Eduline.
Estratégias de ensino e avaliação diferentes são requeridas, com outras possibilidades e
competências, assim como incrementos nas produções escritas registradas nas
interações no Eduline, em ferramentas de comunicação do ambiente. Alguns avanços e
limitações à Educação são aqui apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

COSTA, J. S.; MEHLECKE, Q.; REICHERT, C. L.; TAROUCO, L. DiLCoS, Sistema Colaborativo de Ensino a Distância, e Eduline, um ambiente virtual de aprendizagem: uma produção possível. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13841. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13841. Acesso em: 4 jul. 2022.