Tecnologia educacional: apoio à representação do professor de Ciência e Tecnologia e instrumento de estudo para o aluno

Autores

  • Maria Isabel Timm UFRGS
  • Milton Antonio Zaro UFRGS
  • Fernando Schnaid UFRGS
  • Paulo Augusto Cabral UFRGS
  • Roberto Contino Thaddeu UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13819

Palavras-chave:

ensino de Ciência e Tecnologia, aulas expositivas, tecnologia educacional

Resumo

O artigo discute a necessidade de desenvolver, junto aos professores de Ciência e Tecnologia, a capacidade de representação dos conteúdos que ministram, em múltiplas
linguagens, apoiadas em diferentes meios de comunicação, ou tecnologias educacionais, sejam elas interativas ou convencionais, como forma de agregar valor ao seu próprio trabalho, qualificando o produto de sua pesquisa. Mesmo que a transmissão de conhecimento não seja considerada como a atividade preponderante do contexto da relação professor-aluno, educadores não devem descuidar do planejamento de elementos destinados a enriquecer a exposição de conteúdos, nos momentos em que isto se fizer necessário, seja em atividades presenciais ou à distância. Necessitam, para tanto, desenvolver habilidades específicas para conhecer e explorar
as linguagens e os recursos tecnológicos oferecidos pelos ambientes de produção e disponibilização de multimídia, bem como de mídias convencionais, como as apresentações
orais, os livros ou mesmo o quadro (negro, verde ou branco). Além da reflexão sobre a importância de diferentes tecnologias educacionais na atividade docente, bem como no suporte
do estudo dos alunos, serão relatadas experiências de produção de três CDs didáticos e de uma série de vídeos destinados, as quais descrevem objetivos, dificuldades e potencialidades desse tipo de mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Isabel Timm, UFRGS

Jornalista, Doutoranda PPGIE, Coordenadora Operacional do Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de
Engenharia da UFRGS.

Milton Antonio Zaro, UFRGS

Professor, Phd, Coordenador Pedagógico do Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de Engenharia da UFRGS.

Fernando Schnaid, UFRGS

Professor, Phd, Coordenador Geral do Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de Engenharia da UFRGS.

Paulo Augusto Cabral, UFRGS

Jornalista, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano da ESEF, técnico em realização
audiovisual do Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de Engenharia da UFRGS.

Roberto Contino Thaddeu, UFRGS

Professor, MSc, Chefe do Departamento de Farmacologia UFRGS.

Downloads

Publicado

2004-11-14

Como Citar

TIMM, M. I.; ZARO, M. A.; SCHNAID, F.; CABRAL, P. A.; THADDEU, R. C. Tecnologia educacional: apoio à representação do professor de Ciência e Tecnologia e instrumento de estudo para o aluno. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13819. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13819. Acesso em: 4 jul. 2022.