Relação entre o Perfil do Usuário e a Escolha do Perfil do Tutor
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13799Palavras-chave:
perfil, agentes, tipologia junguiana, sociometriaResumo
O presente trabalho apresenta um SSPT (Sistema de Sugestão de Perfis deTutores). Os fundamentos do SSPT estão embasados nos conceitos de tipologia de
personalidade de Carl Gustav Jung e nas escolhas sociométricas de Jacob Levy Moreno.
Basicamente, o sistema se propõe a identificar e sugerir um tutor com perfil de
personalidade similar ao do usuário, podendo este aceitar ou não a sugestão. A partir
dessa decisão do usuário o sistema deverá gerar dados a serem armazenados em um
banco de dados, para a validar ou refutar a hipótese que prevê a escolha de um agente
com perfil semelhante ao do usuário, considerando as variáveis: gênero, raça, idade e
área de conhecimento. Este trabalho pretende subsidiar a criação de um ambiente onde a
aprendizagem seja potencializada através de uma interação baseada na aceitação mútua
por parte do aprendiz e do tutor. Este último servindo como agente motivador no
processo de aprendizagem, estimulando o processo cognitivo do aluno. Como trabalhos
subjacentes, desenvolve-se uma pesquisa entre as relações de usuários alunos e tutores
artificiais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2005-06-16
Como Citar
KAMPFF, A. J. C.; LIRA, A. da F. de; REITZ, D. S.; GOMES, F. de J. L.; FONSECA, L. C. C.; MACHADO, N. C. F.; BERCHT, M. Relação entre o Perfil do Usuário e a Escolha do Perfil do Tutor. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13799. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13799. Acesso em: 30 maio. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).