Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa

Autores

  • Joicemengue Ribeiro Machado
  • Ana Vilma Tijiboy UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13798

Palavras-chave:

redes sociais, comunidades virtuais, softwares sociais

Resumo

Este artigo pretende trazer uma contribuição para o campo educacional através da
análise das relações sociais provenientes da criação e proliferação das comunidades
virtuais. Com isso busca-se lançar um olhar sobre estas redes virtuais como espaços de
construção e produção de discursos, manifestação das múltiplas "verdades" sociais e
suas representações. Para a operacionalização do trabalho foi realizada uma cartografia
de diferentes softwares sociais, onde foram analisadas as produções narrativas
veiculadas nas comunidades virtuais e realizadas entrevistas com professores dos
ambientes informatizados de escolas particulares de Porto Alegre com o objetivo de
analisar os softwares sociais e suas possibilidades de uso em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

MACHADO, J. R.; TIJIBOY, A. V. Redes Sociais Virtuais: um espaço para efetivação da aprendizagem cooperativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13798. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13798. Acesso em: 1 jul. 2022.