INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ceris Angela Paulo UFRGS
  • Ana Vilma Tijiboy UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13797

Palavras-chave:

Educação à distância, Terceira Idade, Inclusão digital.

Resumo

Este trabalho aborda a inclusão de pessoas da Terceira Idade no cenário da Educação a
Distância com o objetivo de inseri-las, na sociedade, utilizando esse recurso como
auxílio em suas vidas diárias. Apresentam-se algumas concepções de Terceira Idade e
considerações sobre o que representa a tecnologia nessa fase da vida. Relata-se um
Curso Básico de Informática para Pessoas da Terceira Idade em Ambiente EAD
envolvendo um grupo de 8 alunos, com idade variando entre 50 a 74 anos.
Considerações finais sobre o tema incluem: o ambiente EAD pode ser permeado de
afeto e incentivador de valores como solidariedade, empatia, cooperação e respeito; os
alunos, no ambiente virtual, parecem precisar de mais material de apoio que nas aulas
presenciais; Pessoas da Terceira Idade percebem vantagens em EAD em casos em que
estejam impossibilitados de assistir aulas presenciais por motivos de viagem, problemas
de saúde, de tratamento médico que requerem repouso físico. Finalmente, sugere-se o
oferecimento de EAD para idosos em casa asilares.

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

PAULO, C. A.; TIJIBOY, A. V. INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS DA TERCEIRA IDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13797. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13797. Acesso em: 4 out. 2022.