DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA ESCRITA COLABORATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13789Resumo
Para corresponder ao desafio de compreender e explicar como o processo deconstrução do conhecimento acontece, este estudo buscou analisar e
comparar o processo de construção do conhecimento em dois cenários: escrita
colaborativa tradicional e escrita colaborativa apoiada por computador (editor
colaborativo Equitext). Com esse intuito foi feita uma revisão bibliográfica sobre
o tema, que mostrou a existência de uma relação direta entre o pensamento
crítico e a colaboração com o aprendizado profundo. Partiu-se de duas
premissas. A primeira foi de que os sistemas de aprendizagem colaborativa
apoiados por computador e, especificamente, os editores colaborativos
deveriam favorecer o pensamento crítico e, consequentemente, o aprendizado
profundo. A segunda, que os editores colaborativos deveriam oferecer
melhores condições para o processo de construção colaborativa de um texto
em relação ao processo de escrita tradicional. Foram então projetados num
segundo momento os experimentos que permitissem a coleta de dados nos
dois cenários diferentes. Conseguiu-se demonstrar quais resultados, em
termos de desenvolvimento de pensamento crítico, podem ser obtidos em
ambientes de aprendizagem colaborativa, especificamente em cenários de
escrita colaborativa.
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Publicado
2004-11-14
Como Citar
MEDINA, N. de la O.; FILHO, P. J. de F. DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA ESCRITA COLABORATIVA. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13789. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13789. Acesso em: 29 mar. 2023.
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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