EDUKITO: propiciando a inclusão digital de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Autores

  • Liliana Maria Passerino UFRGS
  • Lucila Santarosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13749

Palavras-chave:

inclusão digital, ambiente telemático, pedagogia por projeto, necessidades educacionais especiais

Resumo

Este trabalho visa apresentar um ambiente telemático em desenvolvimento pelo NIEE/UFRGS: EDUKITO. Através deste ambiente, que foi projetado baseado na pedagogia por
projetos dentro de uma perspectiva sócio-histórica, procura-se propiciar a inclusão digital de pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs). Assim, iniciamos por uma discussão do conceito de inclusão e de necessidades especiais para posteriormente aprofundar na concepção de ambientes digitais de aprendizagem como ferramentas para a inclusão digital e social de PNEEs, através do trabalho por projetos. Por último, apresentamos o ambiente EDUKITO, descrevendo seus recursos e funcionalidades, em especial as ferramentas que apoiam à ação do sujeito no desenvolvimento de projetos de aprendizagem.

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Publicado

2004-03-25

Como Citar

PASSERINO, L. M.; SANTAROSA, L. EDUKITO: propiciando a inclusão digital de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. RENOTE, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13749. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13749. Acesso em: 7 jul. 2022.