Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais

Autores

  • Gabriela Trindade Perry UFRGS
  • Agostinho Serrano Andrade Neto ULBRA
  • Fernando Gonçalves Amaral UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13733

Palavras-chave:

design de interface, avaliação formativa de interface, técnicas de design, ergonomia, e interação homem-computador

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar à comunidade que desenvolve softwares
educacionais algumas técnicas e princípios ergonômicos e de design, que têm a
importante função de integrar os conhecimentos dos diversos membros da equipe e dos
usuários. É sustentado que o papel do design não se resume à especificação gráfica dos
componentes da interface, da mesma forma que a Ergonomia não se resume ao emprego
de checklists. Desta forma, será feito um panorama de técnicas e procedimentos,
organizados em relação ao momento indicado ao uso: projeto, implementação e
avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

PERRY, G. T.; ANDRADE NETO, A. S.; AMARAL, F. G. Integrando conhecimentos, aproximando disciplinas: a importância do Design e da Ergonomia no projeto e no desenvolvimento de softwares educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13733. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13733. Acesso em: 28 mar. 2024.