O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO E A SUPERAÇÃO DAS LIMITAÇÕES DOS PNEES COM LIMITAÇAO VISUAL INCLUINDO-OS EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MEDIADO POR COMPUTADOR

Autores

  • Lizandra Brasil Estabel UFRGS
  • Eliane da Silva de Moro UFRGS
  • Lucila Santarosa UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13732

Palavras-chave:

Pessoas com Necessidades Especiais com limitação visual, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Acessibilidade

Resumo

Este trabalho apresenta a verificação da acessibilidade ao ambiente TelEduc
através do uso das ferramentas e da interação entre os participantes e entre estes e os
formadores. Os sujeitos são Pessoas com Necessidades Especiais (PNEs) com limitação
visual que atuam como professores em escolas públicas e instituições não-governamentais
contempladas com laboratórios de informática, de várias regiões do país, participantes do
Programa Nacional de Informática na Educação Especial (PROINESP), da Secretaria de
Educação Especial, do Ministério da Educação (SEEsp/MEC) ministrado pela equipe do Núcleo
de Informática na Educação Especial (NIEE), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), coordenado pela Prof. Drª Lucila Maria Costi Santarosa. Verifica o uso e o acesso
das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) possibilitando a interação entre os
participantes e a inclusão social e digital.

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Publicado

2005-06-16

Como Citar

ESTABEL, L. B.; MORO, E. da S. de; SANTAROSA, L. O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO E A SUPERAÇÃO DAS LIMITAÇÕES DOS PNEES COM LIMITAÇAO VISUAL INCLUINDO-OS EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM MEDIADO POR COMPUTADOR. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13732. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13732. Acesso em: 8 dez. 2022.