A CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS

Autores

  • Alexandra Lorandi Macedo UFRGS
  • Patricia Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13730

Palavras-chave:

aprendizagem, ambiente virtual, educação a distância

Resumo

O presente artigo aborda a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem
ao utilizar ambientes virtuais e, para isso, considera as vivências do sujeito neste tipo de
ambiente. A plataforma ROODA sustentou a coleta de dados que foi realizada com
alunos do curso de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande
do Sul (UFRGS). A teoria de Jean Piaget foi o referencial utilizado durante o
desenvolvimento da pesquisa. As conclusões apontam para uma concepção de
aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica, como significativo,
o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

MACEDO, A. L.; BEHAR, P. A CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM AO UTILIZAR AMBIENTES VIRTUAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13730. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13730. Acesso em: 5 fev. 2023.