Refletindo sobre a interação social em ambientes virtuais de aprendizagem

Autores

  • Glaucio José Couri Machado UFRGS
  • Deise Juliana Francisco
  • António Quintas Mendes
  • Lúcia Amante UAB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13726

Palavras-chave:

Ambientes virtuais de aprendizagem, Comunidade virtual, Interação, Presença social

Resumo

Este artigo discute as interações sociais no âmbito dos Ambientes Virtuais de
Aprendizagem. Faz uma análise quali-quantitativa de uma experiência de curso à
distância, na modalidade “curso de extensão” oferecido por uma universidade
portuguesa. Objetiva verificar a presença de interações sociais nesses ambientes à luz
das terias de Berger e Luckmann bem como de Garrison et. all. Foram aplicados
questionários aos formandos do curso - confeccionados à luz das teorias dos autores
acima - procurando analisar, principalmente, a presença social e a interação no AVA.
Como resultado da pesquisa constatou-se a ocorrência de relações sociais e de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Amante, UAB

Psicóloga, Doutora em Ciências da Educação, Universidade Aberta, professora universitária.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

MACHADO, G. J. C.; FRANCISCO, D. J.; MENDES, A. Q.; AMANTE, L. Refletindo sobre a interação social em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13726. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13726. Acesso em: 29 mar. 2024.