Tecnologia educacional: apoio à representação do professor de Ciência e Tecnologia e instrumento de estudo para o aluno

Autores

  • Maria Isabel Timm
  • Milton Antonio Zaro
  • Fernando Schnaid
  • Paulo Augusto Cabral
  • Roberto Contino Thaddeu

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13680

Palavras-chave:

ensino de Ciência e Tecnologia, aulas expositivas, tecnologia educacional

Resumo

O artigo discute a necessidade de desenvolver, junto aos professores de Ciência e
Tecnologia, a capacidade de representação dos conteúdos que ministram, em múltiplas
linguagens, apoiadas em diferentes meios de comunicação, ou tecnologias educacionais, sejam
elas interativas ou convencionais, como forma de agregar valor ao seu próprio trabalho,
qualificando o produto de sua pesquisa. Mesmo que a transmissão de conhecimento não seja
considerada como a atividade preponderante do contexto da relação professor-aluno, educadores
não devem descuidar do planejamento de elementos destinados a enriquecer a exposição de
conteúdos, nos momentos em que isto se fizer necessário, seja em atividades presenciais ou à
distância. Necessitam, para tanto, desenvolver habilidades específicas para conhecer e explorar
as linguagens e os recursos tecnológicos oferecidos pelos ambientes de produção e
disponibilização de multimídia, bem como de mídias convencionais, como as apresentações
orais, os livros ou mesmo o quadro (negro, verde ou branco). Além da reflexão sobre a
importância de diferentes tecnologias educacionais na atividade docente, bem como no suporte
do estudo dos alunos, serão relatadas experiências de produção de três CDs didáticos e de uma
série de vídeos destinados, as quais descrevem objetivos, dificuldades e potencialidades desse
tipo de mídia.

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Publicado

2004-11-14

Como Citar

TIMM, M. I.; ZARO, M. A.; SCHNAID, F.; CABRAL, P. A.; THADDEU, R. C. Tecnologia educacional: apoio à representação do professor de Ciência e Tecnologia e instrumento de estudo para o aluno. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13680. Acesso em: 28 mar. 2024.