AIHA – Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem

Autores

  • Rafael de Figueiredo Rodrigues UnB
  • Eurice Souza UnB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13667

Palavras-chave:

educação a distância, cognição, cooperação, experimentação e interatividade

Resumo

Neste artigo é apresentado um ambiente interativo e heurístico de aprendizagem para
proporcionar uma educação a distância (EaD) progressiva com experimentos práticos de aprendizagem.
A interatividade do ambiente é obtida pela combinação de artefatos tecnológicos de forma a
proporcionar diversas possibilidades de resposta do estudante aos estímulos e questões de aprendizagem.
Embora a técnica seja perfeitamente aplicável a outras matérias de EaD, apresenta-se o exemplo de
aprendizagem da Linguagem de Programação C++; este assunto atualmente suscita amplo interesse em
diversas comunidades isoladas ou para pessoas com impedimentos especiais de locomoção. Comparando
com a implementação de outros ambientes, pode-se verificar que o índice de desistência e desistímulo
pode ser amplamente reduzido pela introdução de interatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-03-25

Como Citar

RODRIGUES, R. de F.; SOUZA, E. AIHA – Ambiente Interativo e Heurístico de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13667. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13667. Acesso em: 28 mar. 2024.