Formação docente aliada aos novos recursos das TICs

Autores

  • Silvia de Castro Bertagnolli UniRitter
  • Lauren Aparecida Barcelos Sanches UniRitter
  • Michele de Mattos Kreme UniRitter
  • Adriana Sadowski de Souza UniRitter
  • Angela Maria Silva UniRitter

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13599

Palavras-chave:

formação docente, tecnologias da informação e comunicação, ambiente virtual de aprendizagem, competências e habilidades

Resumo

A formação de docentes para a Educação a Distância é um fator essencial para o sucesso desta modalidade de Ensino. Logo, é importante analisar e conhecer as competências e habilidades necessárias para os professores em um contexto de Ensino Superior, incluindo o conhecimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este artigo apresenta uma reflexão sobre os elementos necessários para o desenvolvimento de uma formação docente aliada aos recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e como elas podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, serão apresentados os pressupostos teóricos necessários para uma formação pedagógica, tecnológica e sua união para a produção do saber.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

BERTAGNOLLI, S. de C.; SANCHES, L. A. B.; KREME, M. de M.; SOUZA, A. S. de; SILVA, A. M. Formação docente aliada aos novos recursos das TICs. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 530–539, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13599. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13599. Acesso em: 7 ago. 2022.