O uso da webcam na educação

Autores

  • Maurício José Viana Amorim IFF
  • Magda Bercht UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13598

Palavras-chave:

Computação Afetiva, Reconhecimento de Emoções em Expressões Faciais, Educação

Resumo

Este artigo apresenta algumas formas de utilização das câmeras de vídeos
acopladas a computadores, as webcams, na educação sob a ótica do
apoio ao professor, aos processos pedagógicos e de apoio ao aluno. Discute o uso de
tal tecnologia para a verificação da motivação entre outros aspectos afetivos. A base
que fundamenta esta discussão está no fato de que os estados afetivos do aluno podem
contribuir com a aprendizagem. O modelo de reconhecimentos de emoções através do
mapeamento de expressões faciais proposto por Ekman é apresentado e sua aplicação
nas áreas da Computação Afetiva e da Educação é observada sob o ponto de vista das
tecnologias envolvidas e principalmente das perspectivas que esta forma de interação
pode suscitar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

AMORIM, M. J. V.; BERCHT, M. O uso da webcam na educação. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 519–529, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13598. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13598. Acesso em: 30 set. 2022.