Novas ferramentas pedagógicas digitais para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Paloma Alinne Alves Rodrigues
  • Klaus Schlünzen Júnior
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13597

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Banco Internacional de Objetos Educacionais, Portal do Professor, Construcionismo

Resumo

Devido a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em
diversos ramos da sociedade, destacamos entre todas, a inserção das TIC no cotidiano
educacional.Sendo que a inserção das TIC no cotidiano educacional viabilizou que
projetos como os do Ministério da Educação (MEC) em parceria com instituições
internacionais pudessem efetivamente ser criados e lançados no ano de 2008.Um desses
projetos é o repositório educacional do Banco Internacional de Objetos Educacionais
(BIOE),que visa auxiliar e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de professores
do mundo inteiro, por meio do uso das TIC no cotidiano educacional, através da
utilização de Objetos Educacionais (OE) na sala de aula ou de informática de maneira
construcionista,ou seja, na qual o professor é o mediador na construção do
conhecimento. Paralelamente a criação do BIOE houve a criação e inauguração do
Portal do Professor, um ambiente pedagógico digital que visa aperfeiçoar a formação
continuada dos profissionais ligados à Educação, por meio de diversos recursos digitais
pedagógicos que estão disponíveis neste espaço digital direcionados aos educadores. O
presente artigo possui o objetivo de apresentar essas duas novas ferramentas digitais
pedagógicas para educadores que almejam adquirir novos conhecimentos relacionados à
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional de
maneira construcionista.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

RODRIGUES, P. A. A.; JÚNIOR, K. S.; SCHLÜNZEN, E. T. . M. Novas ferramentas pedagógicas digitais para auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 550–558, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13597. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13597. Acesso em: 7 ago. 2022.