Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador

Autores

  • Rodrigo Garrett da Costa IFF
  • Liliana Maria Passerino UFRGS
  • Milton Antonio Zaro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13595

Palavras-chave:

Teoria Sócio-histórica, Aprendizagem, Conceitos, Físico-Química, Tecnologias

Resumo

O estudo apresenta uma análise das principais contribuições da Teoria Sócio-histórica
para a formação de conceitos em Físico-Química. Serão discutidos, com base em
leituras de alguns pesquisadores neovygotskyanos, os pressupostos da teoria de
Vygotsky e seus desdobramentos para o nosso campo de estudo, a Química. As
diferentes concepções sobre o processo de formação de conceitos científicos serão
analisadas, tomando-se como base suas inter-relações com os conceitos de senso
comum. Em seguida, será proposta uma sequência de episódios de ensino mediados
pelo computador, no eixo temático "termodinâmica química", para a análise das zonas
de perfil conceitual dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

COSTA, R. G. da; PASSERINO, L. M.; ZARO, M. A. Análise das zonas de perfil conceitual dos estudantes em episódios de ensino de Físico-Química mediados pelo computador. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 509–518, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13595. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13595. Acesso em: 10 dez. 2022.