Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem

Autores

  • Aline Silva De Bona UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13592

Palavras-chave:

Avaliação Reflexiva. Portfólio de Matemática. Autonomia e Tecnologias.

Resumo

Nesse trabalho, escrito a partir de uma pesquisa-ação em desenvolvimento com um
universo de 290 estudantes de uma Escola Pública, apresentamos uma proposta de
utilização de portfólios de Matemática como um recurso para auxiliar o professor na
compreensão do processo de aprendizagem dos estudantes ao mesmo tempo em que o
estudante, via reflexão, se depara com seu próprio processo de aprendizagem.
Apresentamos dados sobre o impacto produzido pela introdução dos recursos digitais de
comunicação e informação sobre o processo de elaboração dos portfólios e sobre a
aprendizagem de Matemática. A pesquisa busca como resultado evidenciar
indicadores/categorias segundo processos metacognitivos demonstrados pelos
estudantes na construção dos portfólios. Conclui-se que a autonomia do processo de
aprendizagem segundo uma produção pessoal livre é relevante, tanto cognitivamente,
como afetivo-social, indo além do usualmente controlado pelas avaliações - padrão.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

BONA, A. S. D.; BASSO, M. V. de A. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 477–487, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13592. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13592. Acesso em: 1 dez. 2022.