M-LEARNING E MATEMÁTICA: MAPEANDO RECURSOS E MODALIDADES EDUCACIONAIS

Autores

  • Silvia Cristina Freitas Batista UFRGS
  • Patricia Alejandra Behar UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13571

Palavras-chave:

M-learning, Aprendizagem Matemática, Modalidades Educacionais

Resumo

A popularização das Tecnologias Móveis Sem Fio e a importância da mobilidade e da interatividade têm feito da m-learning (mobile learning - aprendizagem por meio de dispositivos móveis) um interessante campo de investigação educacional. Este artigo focaliza uma área específica de aplicação de m-learning, a aprendizagem matemática. Neste sentido, analisam-se estudos sobre a utilização de m-learning na referida área e descrevem-se recursos específicos para a mesma. Além disso, discute-se o campo de aplicação de m-learning que, além da educação a distância, vem abrangendo outras modalidades educacionais (presencial e semipresencial). Finalizando, descreve-se uma pesquisa exploratória, realizada no IF Fluminense, visando identificar indicativos sobre possibilidades de uso de dispositivos móveis, em cursos presenciais da referida instituição. De modo geral, os dados levantados indicaram a existência de um contexto receptivo a ações educacionais utilizando dispositivos móveis, em particular, celulares.

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Publicado

2009-12-21

Como Citar

BATISTA, S. C. F.; BEHAR, P. A. M-LEARNING E MATEMÁTICA: MAPEANDO RECURSOS E MODALIDADES EDUCACIONAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 307–316, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13571. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13571. Acesso em: 30 set. 2022.