Design Pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais

Autores

  • Cristina Alba Wildt Torrezzan

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13569

Palavras-chave:

Educação a distância, materiais educacionais digitais, design de interface, relação homem-máquina, design pedagógico, aprendizagem

Resumo

O presente estudo tem como objetivo a elaboração de parâmetros, baseados no design
pedagógico, para a construção de materiais educacionais digitais (MED’s). Esse tema justifica-se
na necessidade desses materiais serem elaborados a partir do concomitante planejamento técnico,
gráfico e pedagógico. Para o desenvolvimento desta dissertação, primeiramente realizou-se uma
pesquisa bibliográfica sobre os principais fatores técnicos, gráficos e pedagógicos envolvidos na
elaboração de materiais digitais. Após, desenvolveu-se a conceituação e as metas do design
pedagógico, empregando-as na construção do objeto de aprendizagem (OA) PEDESIGN. A partir
da aplicação do referido OA em dois cursos, foram coletados dados que, após analisados e
discutidos, originaram como resultado uma tabela de parâmetros para a construção de materiais
educacionais digitais baseados no design pedagógico. A partir da proposição desses parâmetros,
objetiva-se incentivar a reflexão de professores, pedagogos, designers e desenvolvedores de
materiais educacionais digitais sobre a aplicação do design pedagógico em MED’s.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

TORREZZAN, C. A. W. Design Pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 168–175, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13569. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13569. Acesso em: 9 ago. 2022.