Uma plataforma tecnológica para o ensino de engenharia de controle

Autores

  • Adelson Siqueira Carvalho UFRGS
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS
  • Milton Antônio Zaro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13568

Palavras-chave:

plataforma tecnológica, sistemas de controle, teoria construtivista

Resumo

Este trabalho apresenta uma plataforma tecnológica como recurso didático para o ensino de engenharia de controle. A plataforma em questão combina o potencial educacional do software de projeto e simulação de sistemas de controle - MATLAB® - e a conexão deste software a uma coluna de destilação piloto. A hipótese de pesquisa é que a utilização de plataformas tecnológicas como esta ajudam a desenvolver aspectos relevantes não estimulados apenas com simulação. Para tanto, um experimento baseado na teoria construtivista e sócio-interacionista foi concebido para detectar a evolução dos alunos e captar suas impressões sobre plataforma. Os resultados são apresentados na forma de gráficos e relatos das impressões do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

CARVALHO, A. S.; BARONE, D. A. C.; ZARO, M. A. Uma plataforma tecnológica para o ensino de engenharia de controle. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 286–295, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13568. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13568. Acesso em: 1 dez. 2022.