Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas

Autores

  • Paulo Gaspar Graziola Junior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13558

Palavras-chave:

aprendizagem com mobilidade. tecnologias móveis sem fio. práticas pedagógicas, ensino, aprendizagem

Resumo

No contexto da aprendizagem com mobilidade (m-learning) apoiada pelo
uso de Tecnologias Móveis Sem Fio (TMSF), surge o problema que deu origem a
pesquisa, "Como as TMSF podem contribuir para práticas pedagógicas numa
perspectiva dialógica, colaborativa e cooperativa?". A metodologia utilizada foi estudo
de caso, a partir da análise de duas situações de práticas pedagógicas, por meio da
observação direta e pesquisa participante. Os resultados são válidos para provocar a
reflexão de professores/orientadores sobre a necessidade de desenvolver práticas
pedagógicas capazes de dar conta das especificidades relacionadas ao processo de
ensino e de aprendizagem nessa modalidade, superando o paradigma educacional
vigente e estando mais perto do contexto de aprendizagem dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-21

Como Citar

GRAZIOLA JUNIOR, P. G. Aprendizagem com mobilidade na perspectiva dialógica: reflexões e possibilidades para práticas pedagógicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 115–124, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13558. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13558. Acesso em: 29 set. 2022.