Uma Arquitetura Pedagógica para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Contexto Interdisciplinar

Autores

  • Patrícia Maurer de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Crediné Silva de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129185

Palavras-chave:

Arquitetura pedagógica, Interdisciplinaridade, Pensamento Computacional

Resumo

A despontante inserção do Pensamento Computacional nos currículos escolares tem motivado o aperfeiçoamento do pensamento crítico quando observada perpassando as disciplinas acadêmicas na Educação Básica. A preocupação do presente artigo é a de servir como material consultivo a professores sobre como desenvolver as estratégias do pensar computacionalmente, através de uma arquitetura pedagógica com vistas à interdisciplinaridade, para o quinto ano do Ensino Fundamental, cotejando habilidades da Base Nacional Curricular Comum na área das Linguagens, das Ciências da Natureza e da Matemática.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

MAURER DE SOUZA, P. .; SILVA DE MENEZES, C. . Uma Arquitetura Pedagógica para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional em Contexto Interdisciplinar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 290–300, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129185. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129185. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas