Um Web App com elementos de u-learning e gamificação voltado ao contexto da pedagogia da alternância

Autores

  • Fábio Cristiano Souza Oliveira IFSertãoPE
  • Helder Ribeiro Freitas UNIVASF
  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos UNIVASF
  • Márcio Rodrigues Diniz IFSertãoPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129181

Palavras-chave:

Educação do campo, Aprendizagem significativa, M-learning

Resumo

A U-learning emerge como um novo paradigma educacional que possibilita aprendizagem contínua, contextualizada e colaborativa, destacadamente, em espaços urbanos. Por outro lado, a educação do campo tem ficado a margem desses avanços, sendo necessário uma reflexão sobre a importância de se buscar desenvolver alternativas para diminuir essa lacuna existente. Este trabalho tem o objetivo de apresentar um sistema desenvolvido com elementos da aprendizagem significativa ubíqua e gamificação voltado para cursos de agroecologia, que adotam a pedagogia da alternância como método educativo muito presente em iniciativas da educação do campo. Para guiar os procedimentos realizados, foi empregada a Design Science Research Methodology. Como resultado, obteve-se um artefato de software com potencial de contribuir com a formação dos aprendizes de maneira colaborativa e contextualizada.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

SOUZA OLIVEIRA, F. C. .; RIBEIRO FREITAS, H. .; CAVALCANTI RAMOS, J. L. .; RODRIGUES DINIZ, M. . Um Web App com elementos de u-learning e gamificação voltado ao contexto da pedagogia da alternância . RENOTE, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 259–268, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129181. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129181. Acesso em: 20 mar. 2023.

Edição

Seção

Software educacional