Percepção do impacto no engajamento cívico em uma plataforma governamental de transparência de dados aberta

Autores

  • Leandro Marques Queiros CIn/UFPE
  • Camila Beatriz da Silva Dias CIn/UFPE
  • Clarice Santana Correia dos Santos CIn/UFPE
  • Alex Sandro Gomes CIn/UFPE
  • Felipe Omena Marques Alves CIn/UFPE
  • José Roberto Ribeiro Junior SEB/MEC
  • Gabriel Portilho Moreira SEB/MEC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129176

Palavras-chave:

dados governamentais abertos, transparência pública, engajamento cívico

Resumo

A abertura de dados sobre o desempenho de estudantes da Educação Básica é uma das mais importantes políticas públicas das últimas três décadas. As iniciativas nacionais são ainda limitadas e isso faz com que os resultados de desempenhos e censos escolares sejam pouco conhecidos. Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação exploratória acerca da percepção do impacto no engajamento cívico em uma plataforma governamental de transparência de dados aberta, o aplicativo Clique Escola. Coletamos e analisamos as percepções por meio de entrevistas semiestruturadas de natureza qualitativa. Os resultados evidenciam percepções antagônicas acerca do real impacto do acesso a dados no engajamento cívico da população escolar. Há contribuições para colaboração do/para o engajamento da sociedade.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

MARQUES QUEIROS, L. .; DA SILVA DIAS, C. B. .; SANTANA CORREIA DOS SANTOS, C. .; GOMES, A. S. .; OMENA MARQUES ALVES, F. .; RIBEIRO JUNIOR, J. R. .; PORTILHO MOREIRA, G. . Percepção do impacto no engajamento cívico em uma plataforma governamental de transparência de dados aberta. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 238–248, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129176. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129176. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Software educacional