Percepção do impacto no engajamento cívico em uma plataforma governamental de transparência de dados aberta
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129176Palavras-chave:
dados governamentais abertos, transparência pública, engajamento cívicoResumo
A abertura de dados sobre o desempenho de estudantes da Educação Básica é uma das mais importantes políticas públicas das últimas três décadas. As iniciativas nacionais são ainda limitadas e isso faz com que os resultados de desempenhos e censos escolares sejam pouco conhecidos. Este artigo tem como objetivo apresentar uma avaliação exploratória acerca da percepção do impacto no engajamento cívico em uma plataforma governamental de transparência de dados aberta, o aplicativo Clique Escola. Coletamos e analisamos as percepções por meio de entrevistas semiestruturadas de natureza qualitativa. Os resultados evidenciam percepções antagônicas acerca do real impacto do acesso a dados no engajamento cívico da população escolar. Há contribuições para colaboração do/para o engajamento da sociedade.
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