Aceitação da adoção de Realidade Aumentada no ensino de Biologia

Autores

  • Vanderlan Feitosa de Macêdo UNIVASF
  • João Carlos Sedraz Silva UNIVASF
  • Gibran Medeiros Chaves de Vasconcelos UNIVASF
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Deranor Gomes de Oliveira UNIVASF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129168

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Ensino de Biologia, Ensino Médio

Resumo

Com a disseminação dos dispositivos móveis dotados de vários sensores, como câmeras, acelerômetros e GPS, o uso de Realidade Aumentada (RA) tem se difundido em várias áreas. Com foco na área da Educação, o objetivo deste artigo foi avaliar a aceitação dos estudantes em relação a adoção de recursos de RA no ensino de Biologia. Para tanto, foi conduzido um experimento orientado pelo Modelo de Aceitação de Tecnologia, no qual 19 estudantes testaram e emitiram as suas percepções sobre esse tipo de recurso. Os resultados do experimento revelaram uma boa aceitação dos estudantes para utilização de RA, reconhecendo que esses recursos são fáceis de utilizar e que são úteis para o processo de aprendizagem. Porém, vale ressaltar que os resultados, também, apontaram a necessidade de observar fatores que podem prejudicar essa aceitação, como a falta de internet e de dispositivos para o acesso a RA.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

FEITOSA DE MACÊDO, V. .; SEDRAZ SILVA, J. C. .; MEDEIROS CHAVES DE VASCONCELOS, G. .; LINS RODRIGUES, R. .; GOMES DE OLIVEIRA, D. . Aceitação da adoção de Realidade Aumentada no ensino de Biologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 186–195, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129168. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129168. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação