Jogo Sério para Imersão no Desenvolvimento de Software Embarcado em Internet das Coisas no Contexto de Casas Inteligentes

Autores

  • Cleidiana Reis dos Santos Universidade Federal de Itajubá
  • Rodrigo Duarte Seabra Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129163

Palavras-chave:

Internet das Coisas, ensino, jogos sérios, sistemas embarcados, casas inteligentes

Resumo

Este artigo discute o uso de um jogo sério para oferecer uma visão geral sobre alguns problemas no desenvolvimento de soluções em Internet das Coisas (IoT) para casas inteligentes. A utilização de jogos como ferramenta de aprendizado é um método propício principalmente para o público mais jovem, por apresentar elementos de diversão e engajamento. O jogo proposto busca despertar o interesse dos estudantes no assunto, disseminando a ideia e a motivação em atuar na área de desenvolvimento por meio de uma experiência que demanda soluções de problemas no contexto de casas inteligentes. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que o jogo foi capaz de introduzir os estudantes à área de IoT e motivá-los a aprofundar seus conhecimentos, tendo avaliação positiva por parte dos estudantes nos critérios técnicos investigados.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

REIS DOS SANTOS, C. .; DUARTE SEABRA, R. . Jogo Sério para Imersão no Desenvolvimento de Software Embarcado em Internet das Coisas no Contexto de Casas Inteligentes. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 155–164, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129163. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129163. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem