Proposta de implementação da Computação Afetiva no Sistema Tutor Inteligente MAZK: conciliando emoções com o processo de aprendizagem

Autores

  • Natalia Maldaner UFSC
  • Eliane Pozzebon PPGTIC/UFSC
  • Tatiana Nilson dos Santos PPGEGC/UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129153

Palavras-chave:

Computação afetiva, Sistema Tutores Inteligentes, MAZK, Emoção

Resumo

Os professores podem utilizar da empatia para compreender estados emocionais dos alunos e assim intervir quando necessário. Quando se faz uso de tutores inteligentes neste cenário, ainda enfrentam-se desafios em relacionar emoção à estes recursos. Contudo, a Computação Afetiva é uma área que se dedica a encontrar mecanismos para inferir emoções em máquinas, e neste artigo, o objetivo é realizar um estudo a partir dela, visando elaborar uma proposta para dotar o Sistema Tutor Inteligente MAZK de capacidades afetivas. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada deu-se por meio da pesquisa qualitativa e exploratória. A partir disso, observou-se que é possível inserir um módulo reconhecimento afetivo no MAZK e permitir que o sistema intervenha de maneira empática em situações que sugerem que o aluno está desmotivado e com maiores dificuldades, ao passo que fornece feedbacks positivos aos alunos com bom desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

MALDANER, N. .; POZZEBON, E. .; NILSON DOS SANTOS, T. . Proposta de implementação da Computação Afetiva no Sistema Tutor Inteligente MAZK: conciliando emoções com o processo de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129153. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129153. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Inteligência Artificial na Educação