Cybersêniors multiplicadores na EaD: construção de um material educacional digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129150Palavras-chave:
idosos, multiplicadores, cybersêniors, material educacional digitalResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que pode auxiliar os idosos a se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, assim como o acesso às tecnologias digitais. O intuito da pesquisa é criar um MED, denominado CMEAD - Cybersêniors Multiplicadores na EaD. A metodologia foi qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza aplicada, sendo exploratória. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso extensão em uma universidade brasileira. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line com perguntas abertas referentes ao material CMEAD que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso. Os participantes foram 36 idosos. Os dados coletados apontam que os cybersêniors verificaram a importância do MED para a construção dos seus materiais digitais, bem como a pertinência dos recursos multimídias, em especial a disponibilização de conteúdos em formato pdf para que eles pudessem imprimir e usar como apoio pedagógico. O CMEAD se mostrou de grande valia para o público mais velho que deseja construir e compartilhar seus próprios materiais, contribuindo para o desenvolvimento da autoria digital.
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