Pensamento Computacional e a Matemática no contexto da educação básica

Autores

  • William de Almeida Silva Instituto de Educação Superior de Brasília
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Valdivina Alves Ferreira Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129149

Palavras-chave:

Pensamento computacional, Educação básica, Ensino de matemática

Resumo

A solução de problemas de forma sistemática viabilizada pelos processos e métodos advindos da área de Computação tem sido objeto de interesse para a solução de problemas em diversas situações enfrentadas no cotidiano. Daí a pertinência de capacitar os jovens em sistematização, representação, análise e resolução de problemas já no nível escolar, desenvolvendo o que vem sendo chamado de Pensamento Computacional (PC). Com base em uma revisão sistemática de literatura, buscou-se identificar atividades pedagógicas da educação básica que desenvolvem habilidades inerentes do PC de maneira integrada ao ensino de matemática. Analisou-se também o desenvolvimento de tais habilidades no âmbito das práticas educacionais. Foi observada a falta de uma definição clara sobre abordagens pedagógicas para o desenvolvimento de PC na educação básica brasileira que considerem as diferentes condições socioeconômicas e culturais encontradas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

DE ALMEIDA SILVA, W. .; FERNEDA, E. .; DO PRADO, H. A. .; ALVES FERREIRA, V. . Pensamento Computacional e a Matemática no contexto da educação básica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 53–62, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129149. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129149. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador