Pensamento Computacional e a Matemática no contexto da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129149Palavras-chave:
Pensamento computacional, Educação básica, Ensino de matemáticaResumo
A solução de problemas de forma sistemática viabilizada pelos processos e métodos advindos da área de Computação tem sido objeto de interesse para a solução de problemas em diversas situações enfrentadas no cotidiano. Daí a pertinência de capacitar os jovens em sistematização, representação, análise e resolução de problemas já no nível escolar, desenvolvendo o que vem sendo chamado de Pensamento Computacional (PC). Com base em uma revisão sistemática de literatura, buscou-se identificar atividades pedagógicas da educação básica que desenvolvem habilidades inerentes do PC de maneira integrada ao ensino de matemática. Analisou-se também o desenvolvimento de tais habilidades no âmbito das práticas educacionais. Foi observada a falta de uma definição clara sobre abordagens pedagógicas para o desenvolvimento de PC na educação básica brasileira que considerem as diferentes condições socioeconômicas e culturais encontradas no Brasil.
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