O uso de applets do GeoGebra e as Abstrações Reflexionantes: um estudo sobre possíveis desdobramentos na sala de aula

Autores

  • Marcelo Antonio dos Santos PPGIE/UFRGS
  • Jéssica Adriane de Mello PPGIE/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGEMat/PPGIE/UFRGS
  • Fernando Becker PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.129148

Palavras-chave:

Abstração Reflexionante, GeoGebra, Geometria Dinâmica, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente trabalho trata da análise, pelo processo de abstração reflexionante, das interações de um grupo de estudantes do Ensino Médio com applets do GeoGebra. O referencial teórico contempla a abstração reflexionante de Jean Piaget e pesquisas que tratam das potencialidades dos ambientes de geometria dinâmica na construção do conhecimento matemático. Além das implicações do processo de abstração reflexionante na construção desse conhecimento, os resultados do estudo apontam para a importância da relação contínua entre teoria e prática. Essa aproximação conduz a uma melhor compreensão da realidade e ao desenvolvimento de propostas condizentes com cenários marcados pela inserção crescente das tecnologias digitais nos diversos setores do sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-02

Como Citar

DOS SANTOS, M. A. .; DE MELLO, J. A. .; DE AZEVEDO BASSO, M. V. .; BECKER, F. . O uso de applets do GeoGebra e as Abstrações Reflexionantes: um estudo sobre possíveis desdobramentos na sala de aula. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 43–52, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.129148. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/129148. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem mediados por computador