Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.129145Palavras-chave:
inovação pedagógica, estratégia pedagógica, arquitetura pedagógica, heurísticas para inovar, possível cognitivoResumo
A docência universitária, dentro do contexto educacional vigente, desafia os docentes a inovarem no seu fazer pedagógico. O presente artigo propõe um conjunto de heurísticas para inovar nas práticas educacionais, vinculadas a um modelo do processo cognitivo de construção e ressignificação de estratégias pedagógicas. A partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, as heurísticas foram construídas com base nas trilhas de aprendizagem de docentes do ensino superior que vivenciaram o uso de arquiteturas pedagógicas ao longo de uma formação continuada e em suas práticas no microespaço da sala de aula. Os resultados evidenciam que as heurísticas construídas durante a formação permitiram a abertura para novos possíveis que favoreceram a ressignificação das práticas educacionais.
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