Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito

Autores

  • Patricia A. Behar UFRGS
  • Leticia R. Machado UFRGS
  • Magalí T. Longhi UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126686

Palavras-chave:

competências, aspectos socioafetivos, ambiente virtual de aprendizagem, educação a distância

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de competências socioafetivas (CSA) nas interações que ocorrem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Para isso, é feita uma discussão teórica-prática trazendo definições importantes da literatura a fim de entender os cenários socioafetivos inferidos nas ferramentas Mapa Social e Mapa Afetivo do AVA ROODA. Trata-se de um estudo de caso, onde a metodologia é qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza exploratória. O público-alvo é composto por estudantes de pós-graduação na modalidade EaD de uma Universidade pública do Brasil. A análise dos dados revelou um grupo de participantes consciente sobre a importância da modalidade EaD, principalmente quanto à colaboração. Em relação aos aspectos afetivos, predominou um estado de ânimo positivo para a maioria dos estudantes. Isso demonstra um perfil de motivação da turma durante as interações no ambiente virtual. Portanto, a partir dos dados coletados, em conjunto com a discussão teórica, foram identificadas cinco competências socioafetivas a serem construídas na EaD: Engajamento, Resiliência, Autogestão, Abertura ao Novo e Empatia. Desse modo, apresenta-se como resultado desta investigação a relação de cada indicador socioafetivo com as CSA.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

A. BEHAR, P.; R. MACHADO, L. .; T. LONGHI, M. . Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 389–398, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126686. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126686. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC