Softwares Educativos para Apoiar a Alfabetização: Um Mapeamento Sistemático

Autores

  • Amanda Martins UFPB
  • Eduardo Freire UFPB
  • Ayla Dantas Rebouças UFPB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126684

Palavras-chave:

Mapeamento Sistemático, Softwares Educativos, Objetos de Aprendizagem, Alfabetização

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é apresentar um mapeamento sistemático da literatura sobre softwares educativos para alfabetização. Buscou-se identificar nos trabalhos mapeados estes softwares e caracterizar alguns aspectos destes trabalhos. As buscas automáticas foram realizadas no Portal de publicações da CEIE e da revista RENOTE. Foram selecionados 56 artigos publicados entre 2010 e 2020, onde foram identificados 60 softwares educativos. O público-alvo mais comum para os softwares encontrados foi o de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 14 anos. Já o método mais utilizado para avaliar esses softwares nos artigos foram experimentos, observação de uso, ou testes com o usuário. Dentre os aspectos avaliados, os mais comuns foram usabilidade e aspectos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

MARTINS, A. .; FREIRE, E. .; DANTAS REBOUÇAS, A. . Softwares Educativos para Apoiar a Alfabetização: Um Mapeamento Sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 368–378, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126684. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126684. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Software educacional