Proposta de um modelo de produção de e-books interativos

Autores

  • Wilton Marinho Carneiro de Souza UCB
  • Edilson Ferneda UCB
  • Ana Paula Bernardi da Silva UCB

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126676

Palavras-chave:

E-book, Livro digital, Organização de Conhecimento, Ontologia

Resumo

O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação faz com que os mundos real e digital se aproximem cada vez mais. Artefatos antes disponíveis fisicamente, agora são oferecidos também em formato digital. Livros, cuja produção tradicional demanda quantidades consideráveis de recursos naturais, podem agora ser encontrados na forma digital, com recursos multimídia e formas inovadoras de organização do conhecimento, particularmente interessantes no contexto educacional. Porém, poucas iniciativas servem-se adequadamente desses recursos. Este trabalho investiga o uso de ontologias para a organização de conteúdos de livros digitais. As soluções propostas foram analisadas segundo normas de qualidade e proposto um modelo para a produção de e-books, com novos recursos para suporte à leitura, como roteiro de estudo, mapa de conhecimento, recomendação de leitura internas ou externas, criação automática de perguntas e glossário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

MARINHO CARNEIRO DE SOUZA, W. .; FERNEDA, E. .; PAULA BERNARDI DA SILVA, A. . Proposta de um modelo de produção de e-books interativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 295–304, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126676. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126676. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais