Framework para gamificação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativo utilizando técnicas de minimização do Gaming The System

Autores

  • Paulo Henrique de Souza Oliveira UFSM
  • Roseclea Duarte Medina UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126671

Palavras-chave:

AVA, Educação corporativa, Gamificação, Gaming the system

Resumo

A gamificação está gradativamente se consolidando como uma ferramenta de engajamento no meio acadêmico, no entanto, o ambiente corporativo tem percebido o
potencial dessa abordagem já a bastante tempo, mesmo sem atribuir a nomenclatura diretamente associada a jogos. No que se refere a ambientes virtuais de formação e qualificação de recursos humanos, há muita dificuldade em definir requisitos de gamificação capazes de motivar esse público e, para além disso, prever e tratar comportamentos indesejados, conhecidos como “gaming the system”, frequentes nesse tipo de formação. Nesse contexto, esse estudo em desenvolvimento se propõe a produzir um arcabouço sobre gamificação de ambientes virtuais de aprendizagem na educação corporativa, considerando o comportamento do usuário, com o propósito de definir um framework específico, adaptando as 7 dimensões do modelo 5W2H a fim de orientar a gamificação nesses ambientes, visando garantir a satisfação e o êxito do usuário de forma modular e adaptativa a diferentes contextos.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

DE SOUZA OLIVEIRA, P. H. .; DUARTE MEDINA, R. .; BERNARDI, G. . Framework para gamificação de Ambiente Virtual de Aprendizagem Corporativo utilizando técnicas de minimização do Gaming The System. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 253–262, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126671. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126671. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais