Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: relatos da aplicação de uma sequência didática gamificada sobre o conteúdo de Funções em um curso superior

Autores

  • Inácia de Jesus Henriques Gonçalves IFFluminense
  • Breno Fabrício Terra Azevedo IFFluminense
  • Sergio Rafael Cortes de Oliveira IFFluminense

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126631

Palavras-chave:

Gamificação, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Funções, Ensino Superior

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições do uso da Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o processo de ensino e
aprendizagem do conteúdo de Funções na disciplina de Matemática Básica do curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFluminense. Realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica. Aliou-se o uso das tecnologias digitais a práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas Gamificação e Sala de Aula Invertida (SAI) por meio do AVA Google Sala de Aula. A análise dos dados coletados foi feita a partir do aporte teórico adotado e da Análise de Conteúdo. Dentre as contribuições da Gamificação para a pesquisa, destaca-se a importância do trabalho colaborativo na realização das atividades em equipe.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

DE JESUS HENRIQUES GONÇALVES, I. .; TERRA AZEVEDO, B. F. .; CORTES DE OLIVEIRA, S. R. . Gamificação em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: relatos da aplicação de uma sequência didática gamificada sobre o conteúdo de Funções em um curso superior. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 163–172, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126631. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126631. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem