Uma abordagem prática de design thinking no processo de ensino-aprendizagem na engenharia de software

Autores

  • Rodrigo Gusmão de Carvalho Rocha UFAPE
  • Igor Medeiros Vanderlei UFAPE
  • Danillo Bion UFAPE
  • Jean Carlos Teixeira de Araújo UFAPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121368

Palavras-chave:

Ensino de Desenvolvimento de Software, Design Thinking, Processo de Software

Resumo

Com o aumento significativo da indústria de software nas últimas décadas, permanecem em destaque os desafios na produção de soluções computacionais, como a falta de mão de obra qualificada e processos eficientes de desenvolvimento de software. O objetivo deste artigo é apresentar uma abordagem prática que utiliza o conceito de Design Thinking como recurso elementar para o processo de ensino e aprendizagem na construção de software, possibilitando uma formação técnica diversificada com interatividade e abordagem com foco no usuário. Esta proposta foi concebida e avaliada em laboratórios de ensino de tecnologia em uma universidade pública. Como resultado, adaptou-se o processo de ensino e aprendizagem para proporcionar uma formação holística aos discentes e um maior alinhamento ao mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

GUSMÃO DE CARVALHO ROCHA, R.; MEDEIROS VANDERLEI, I.; BION, D.; CARLOS TEIXEIRA DE ARAÚJO, J. Uma abordagem prática de design thinking no processo de ensino-aprendizagem na engenharia de software. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 447–456, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121368. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121368. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC