ensamento computacional na formação de professores de matemática

Autores

  • Kátia Coelho da Rocha PPGIE/UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121366

Palavras-chave:

pensamento computacional, objetos-de-pensar-com, pensamento por procedimentos, abstração reflexionante, formação de professores de Matemática

Resumo

A definição de Pensamento Computacional é um conceito em construção. Diversos autores definem o conceito sob diferentes perspectivas, o que resulta em práticas mais voltadas à programação, à resolução de problemas, ou centradas em outros conceitos da Ciência da Computação. A partir dessa variedade de definições e práticas desenvolvemos uma pesquisa de doutorado, em andamento, e que visa identificar como esses conceitos da computação podem contribuir para a aprendizagem de conceitos matemáticos, sob a ótica da teoria da abstração reflexionante de Piaget. Neste artigo é apresentada uma de um conjunto de atividades que serão propostas em uma formação de professores Matemática. Dois professores realizaram essa atividade e nesse artigo apresentamos os resultados analisados à luz da teoria de Piaget. Identificamos que o Pensamento Computacional e seus processos podem servir como objetos-de-pensar-com, de acordo com os princípios do Construcionismo de Papert, nos processos de abstração reflexionante do sujeito.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

COELHO DA ROCHA, K.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. ensamento computacional na formação de professores de matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 426–436, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121366. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121366. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC