Ensino híbrido no processo de aprendizagem de programação: uma revisão sistemática

Autores

  • Josualdo Dias IFBA Campus Porto Seguro
  • Rodolfo Seno Diaz IFBA Campus Porto Seguro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121363

Palavras-chave:

ensino híbrido, tecnologias educacionais, ensino de programação

Resumo

O Ensino Híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades pre-senciais e atividades online, aprimorando a experiência de aprendizagem e integrando as tecnologias digitais à Educação. Com o objetivo de analisar seu uso em componentes curriculares de introdução à programação e identificar suas principais contribuições na aprendizagem dos alunos, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura. O resultado da análise dos estudos levantados mostrou que o uso do Ensino Híbrido aumentou a motivação e a autonomia dos estudantes, promoveu a participação ativa e favoreceu a aprendizagem. Do mesmo modo, permitiu identificar diretrizes dos métodos, ferramentas e abordagens para planejar a implementação de um modelo híbrido eficaz.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

DIAS, J.; SENO DIAZ, R. Ensino híbrido no processo de aprendizagem de programação: uma revisão sistemática. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 396–405, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121363. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121363. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC