Caracterizando o desenvolvimento do pensamento computacional na educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais) no Brasil

Autores

  • Tanci Simões Gomes Universidade Federal de Pernambuco
  • Taciana Pontual Falcão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Patricia Tedesco Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.121361

Palavras-chave:

educação em computação, pensamento computacional, educação infantil, ensino fundamental

Resumo

O Pensamento Computacional (PC) abrange habilidades relevantes para toda a sociedade. Pesquisas recentes sugerem que todos deveriam ter a oportunidade de desenvolvê-lo, o que implica em sua integração desde a Educação Infantil. No entanto, as crianças em fase de letramento possuem necessidades que exigem abordagens, métodos e ferramentas específicos. No intuito de delinear o contexto nacional a partir deste prisma, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura abrangendo os estudos publicados entre 2008 e 2021, para caracterizar a experiência de ensino do PC na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontam que existem poucos estudos voltados à Educação Infantil e que, atualmente, as principais iniciativas para o desenvolvimento do PC para crianças pequenas focam no uso de atividades desplugadas.

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

SIMÕES GOMES, T.; PONTUAL FALCÃO, T.; TEDESCO, P. Caracterizando o desenvolvimento do pensamento computacional na educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais) no Brasil. RENOTE, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 374–385, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.121361. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/121361. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC